Intercâmbio #1 - Cheguei, Portugal.

Hello Portugal, it's me. 

Cheguei em Portugal! Depois de receber a noticia, em junho de 2015, de que conquistei uma vaga no edital do Santander Universidades para fazer intercâmbio, finalmente pisei em solo português. E como eu tenho uma espécie de necessidade de falar e contar todas as minhas presepadas, quero dividir um pouco dessa experiência. Então, vou (tentar) registrar com fotos os meus dias aqui em Portugal. 

Mas vamos começar desde o início e explicar como eu vim parar em Portugal.


Ribeira, em Porto.


Como tu conseguiste o intercâmbio, Miller?

A UFPA, universidade que eu estudo no curso de Publicidade, tem parceria com o programa Bolsas Ibero Americanas do Banco Santander, que existe desde 2011. Então, desde quando entrei na universidade, em 2013, eu já sabia da possibilidade de conseguir uma bolsa de intercâmbio. Os requisitos para conseguir a bolsa são aqueles básicos: ser um bom aluno, ter boas notas, participar dos projetos desenvolvidos pela universidade, ter artigos publicados e todas as tradições acadêmicas. 

Não foi tão difícil conseguir cumprir com esses requisitos. Eu sou um bom aluno, acredite quem quiser. Então, quando foi no início de 2015, eu entreguei todos os meus documentos, currículo, histórico escolar e mais um monte de papelada. Eram 10 vagas para a universidade toda. E uma foi minha! Detalhe, é o último ano que o Santander está financiando esse programa. 

O programa me deu a opção de escolher a cidade e a universidade que eu quisesse, além de uma bolsa de R$ 9 mil, mais ou menos. Sim, tenho nove mil reais para viver os quase sete meses na Europa (com o euro a R$ 5,00). Mas não quero nem pensar muito nisso.




E em que parte de Portugal estás?

Eu escolhi estudar na Faculdade de Belas Artes, na Universidade do Porto, da Cidade do Porto. É a segunda maior cidade de Portugal. Aqui tem uma grande concentração de estudantes, então as coisas aqui costumam ser mais baratas e os estudantes têm alguns privilégios e descontos. 

Rua dos Aliados.

Casas próximas da Ribeira.


E onde estás morando?

De início, eu queria conseguir um alojamento da própria universidade. Mas as vagas esgotaram, já que eu atraso pra fazer tudo. Mas, por sorte, encontrei um apartamento bem grande onde divido quarto com o Gregory. É bem tranquilo, porque eu e o Gregory já éramos amigos antes de vir para Portugal, já que ele estuda na mesma sala que eu no Brasil. No apartamento moram outras 4 pessoas: uma menina de Manaus, uma italiana, uma russa e um menino que fala espanhol, inglês e português ao mesmo tempo.

A Amanda, que também estuda comigo no Brasil, também veio estudar em Porto, só que ela não mora no nosso apartamento. Mas é nossa vizinha. 

E o que o apartamento tem de grande, ele tem de gelado. Para vocês terem noção, a menina da RÚSSIA anda toda empacotada dentro do apartamento e reclama de frio. Agora, imagina eu, um caboquinho do norte do Brasil criado no calor de um apartamento na Pedreira. 

Vale ressaltar que quando faz 15 graus, eu pulo de felicidades gritando TÁ CALOR FINALMENTE.






O que já fizeste aí em Porto?

Estou na segunda semana em Portugal. Cheguei um dia antes das aulas iniciarem. Então, tenho dividido o meu tempo em me instalar, resolver os trâmites da faculdade e ~turistar~. A faculdade é cheia de burocracia, como todas as outras, o que tem exigido bastante tempo para resolver tudo. E ainda tive que resolver as questões relacionadas ao visto, seguro de vida, aluguel, celular etc. Maaaas, mesmo assim, tenho tido tempo de conhecer os principais pontos de Porto e ir em todas as lojas da Zara atrás das promoções de inverno. 


Amanda recebendo uma "serenata" dedicada às mulheres.

Os carinhas da banda. 










Eu fazendo o que faço 99% do tempo.


Miller, e as festas?

TAMBÉM QUERO SABEEEEER! CADÊ AS FESTAS MINHA GENTE?

-

Com essas dúvidas básicas já respondidas, nos próximos posts quero falar sobre a Universidade, o que eu tenho feito de legal pela cidade e os diversos micos que eu já paguei por aqui. Se vocês tiverem dicas do que eu posso falar, me digaaaam!

Eu estou registrando o meu dia-a-dia no snap, então me segue lá: millerfarias

Valeu, amigos! 


 

@Millerando - Instagram

Miller + NosVamosAssim.com

Nós Vamos Assim

Miller + Revista Na Cuia

Na Cuia