Blog #2 - 1 semana sem procrastinar


Há algum tempo, rodando pelo site Hypeness, vi uma matéria de título curioso e que parecia falar "Miller, vem me ler". Era o relato da redatora Bruna Rasmussen sobre a semana que ela ficou sem procrastinar. Cara, eu sou o rei da procrastinação. É até vergonhoso eu admitir isso, mas eu sempre deixo tudo para depois. Eu ainda nem me alistei e nem tirei o título de eleitor, pra tu teres uma noção.

A preguiça impera em mim. Mas juro que não é só essa a razão de eu sempre adiar tudo. Eu sou muito distraído e esquecido. Tudo me tira a atenção. Eu posso estar planejando ler um livro depois do almoço, mas se eu ver que na televisão tá passando algo legal, lá vai eu ficar parado na frente dela. Se eu ligo o notebook então... já era! Certeza que eu vou ficar jogando canastra online.

Mas isso tem começado a me incomodar. Eu acabo não cumprindo com algumas obrigações, deixando de fazer ideias legais e perdendo a oportunidade de aprender coisas novas. Então, resolvi aderir o projeto que o Hypeness propôs. Durante 5 dias, eu relatei o que aconteceu em cada processo.

ESSA SEMANA NÃO TEVE PROCRASTINAÇÃO.

A meta foi realizar o maior número de tarefas que estavam pendentes. E vocês verão que algumas são tão simples que dá até vergonha de ter deixado para depois. O primeiro passo foi fazer uma lista. Claro que essas não são as únicas coisas que eu deixei pra depois. Mas, dentro do período que eu destinei a não mais procrastinar, são essas as tarefas possíveis de serem feitas.

A minha lista de tarefas ficou assim:

  • Pagar a conta atrasada do plano do celular. 
  • Ir atrás de um óculos novo (pelo menos pesquisar o preço/armação).
  • Organizar as minhas gavetas.
  • Limpar os meus sapatos (principalmente o tênis branco).
  • Postar as fotos da Catharina e Max. 
  • Reorganizar o meu horário para não me atrasar mais na agência.
  • Enviar os trabalhos que a professora pediu antes da greve.
  • Ver com meu avô o porquê do meu cartão ainda estar bloqueado.
  • Voltar a ler o livro do Predeba.
  • Marcar minha consultas.
  • Resolver o problema do provedor de internet, o Terra.
  • Comprar o domínio do meu blog.
  • Arrumar o blog.

SEGUNDA-FEIRA

Reservei a segunda-feira para fazer a organização das tarefas, listando em pequenas obrigações, porque não dá para começar já acelerado possuído pelo ritmo ragatanga. Aprendi no Hypeness que no lugar de listar "limpar o quarto", dividir essa função em vários membros (como "arrumar os sapatos", "separar as roupas que não servem mais" etc.) ajudam muito, porque vamos cumprindo essas pequenas funções e criando animo para as próximas, já que faz parecer que estamos conseguindo cumprir nossos objetivos - por mais que pequenos.

A segunda também serviu para as tarefas mais fáceis, como pagar o boleto do plano do celular, já que a casa lotérica é colada no meu prédio e eu já tinha o dinheiro. Também liguei pro meu avô e descobri que ele esqueceu de pagar meu cartão, por isso estava bloqueado. Eu pensei que era problema no Banco e já estava com muita preguiça de ter que ir lá resolver, ATÉ PORQUE BANCO É UM SACO E NEM UMA SEMANA SEM PROCRASTINAÇÃO ME FARIA IR LÁ.

(Sim, eu tenho um bottom com a minha foto. Uma professora que fez para usar durante as aulas e eu guardei).

Durante a noite, depois do estágio, aproveitei para fazer a nova head do meu blog e comprar o domínio. OU SEJA, agora meu humilde blog é o millerando.com.br. ~Dançando turn down for what~. Eu já estava querendo fazer isso desde o ano passado. E como agora não procrastino mais, temos um blog bonitinho, com um domínio próprio como eu sempre quis. É até um "presente" para ele, já que tá completando 1 ano hoje (25 de julho)!!!!!!

TERÇA-FEIRA

Minha mãe e meu irmão descobriram que eu não estava procrastinando essa semana e se aproveitaram: me passaram a missão de resolver a questão da internet. O boleto não está chegando aqui em casa e a gente acaba não pagando. Aí, temos que fazer o pagamento por call center. Tão ruim quanto resolver problemas no banco, é ligar para call center. Quem aguenta aquele sotaque paulista falando "vou estar enviando..." ??? Então, a primeira tarefa do dia foi resolver o problema da internet. Tá resolvido e não vou ficar sem rede. #VaiTerPostagemNoBlog.

Eu queria acordar cedo e riscar mais coisas da lista, mas não consigo brigar com o meu sono. Poréeeeeeem, não deixei a preguiça vencer (eu ouvi um amém?). Fui mais cedo para o estágio e lá cumpri mais uma obrigação: a minha faculdade tá de greve e, antes da paralisação, a professora pediu para enviarmos os trabalhos que já tínhamos feito durante o semestre. Tava tudo feito, era só enviar para ela. Advinha o que eu fiz? Sim, procrastinei por 2 meses. Desculpa professora, agora já está na tua caixa de entrada.

Para finalizar o dia, eu fui no Shopping Boulevard, Boul para os íntimos, procurar a armação do meu novo óculos. Maaaano, eu gastei nem 150 reais no meu último óculos e agora querem me cobrar  R$ 1.250? AH NÃO. Juro. Eu comprei minha armação em Coventry (cidade da Inglaterra) a 4 pounds, não vou dar uma fortuna numa nova. Tudo bem que minha armação era fuleirinha e quebrou, mas depois dessa eu não pago caro em outra não. Vamos ver quais os passos desse capítulo (que eu juro que não vou procrastinar). Agora depende dos meus pais para eles aprovarem os preços que eu encontrei.

QUARTA-FEIRA

A semana ainda não acabou, mas já sei que quarta foi o pior dia. Não queria levantar da cama de jeito nenhum, culpa do Masterchef que acaba tarde. Mas, como previsto, arrumei as gavetas e limpei meus os sapatos. Não quero falar muito sobre isso, porque odiei fazer essas tarefas. Minhas gavetas estão lotadas e, como eu sou um pouco perfeccionista, a arrumação não ficou do jeito que eu queria. E ninguém merece limpar sapato. Me deram a ideia de jogar na máquina, mas fiquei com medo deles se desfazerem. Uma quarta-feira que explica o porquê de eu deixar tudo para depois. Maaaaaaaaaaaaaaas, não vou desanimar.



QUINTA-FEIRA

Tá acabando! As tarefas também estão sendo terminadas. Como já risquei a maioria dos deveres, a quinta-feira foi relaaax. Pude acordar tarde, ir trabalhar sem pensar no que ia fazer quando chegar em casa e também aceitei o convite de uns amigos para dar um pulo num evento maneiro com música boa e bons drinks.

As tarefas que eu destinei para fazer hoje foram cumpridas e o projeto de não procrastinar não entrou pelo ralo. Postei aqui no blog as fotos da Catharina e do Max, que se casaram mês passado e voltei a ler um livro in-crí-vel sobre criatividade. É, mesmo o livro sendo incrível, ele tava meio de lado, porque eu não consigo parar, sentar e ler. Eu adoro ler, mas ainda não é um costume trocar o computador pelo livro. Isso há de mudar. Eu ganhei alguns livros de aniversário e vou matar eles ainda esse ano, escrevam aí!

Esse livro que tô lendo agora eu ganhei do próprio autor, o José Predebon, quando eu fui estudar em São Paulo no início desse ano. Se chama Criatividade - Abrindo o lado inovador da mente. Ele discute sobre o nosso potencial criativo e como a nossa sensibilidade pode interferir no desenvolvimento da criatividade. É muito bom, tenho indicado para todo mundo mesmo sem ter terminado de ler.



SEXTA-FEIRA

Cheguei na sexta faltando uma tarefa para cumprir, mas esse tópico da lista eu precisava realizar todos os dias, já que tentei reorganizar meus horários para não chegar mais atrasado na agência que eu faço estágio. Eu chego atrasado em todo lugar: na aula, no trabalho, na reunião com os amigos, nas minhas festas de formatura... E esse é outro ponto que, com esse projeto do Hypeness, eu queria mudar. Vamos dizer que consegui realizar com sucesso, mas com um porém. De segunda a quinta, eu cheguei no estágio no horário certo. Mas, na sexta-feira me atrasei 30 minutos. Sóooooo que no meio da semana eu fui bem cedo, meia hora antes do meu expediente começar, então não fiquei com a consciência tão pesada.

Durante toda essa semana sem procrastinar, só falhei em uma missão: marcar todas as minhas consultas nos médicos. Até porque eles não facilitam muito. Eu até cheguei a ligar para alguns, mas os horários eram totalmente incompatíveis com os meus. Vou ter que tentar durante a próxima semana.

O QUE EU TIREI DE TUDO ISSO?

Enquanto eu escrevia diariamente esse texto, deu para perceber que era uma vitória saber que cumpri com o que eu precisava fazer, mesmo que as tarefas fossem ridiculamente simples. Posso ter falhado com 1 tópico da minha lista, mas essa semana foi um passo importante para eu me organizar e entender que a procrastinação realmente atrapalha muito a minha rotina. Eu fiquei um pouco mais disciplinado (isso vai progredindo com o tempo) e consegui entender quais as melhores formas de enfrentar essa procrastinação.

É importante relatar que eu não deixei de fazer nada do que eu fazia antes: joguei meus jogos online, saí com meus amigos para comer, fui para um barzinho e joguei muito papo furado no whatsapp. O único que reduziu foi o meu tempo ocioso vendo a vida dos outros no facebook. Então, não perdi nada de importante.


E também não me forcei a nada e não tive que acordar cedo (odeio acordar cedo), é só uma questão atitudinal mesmo: largar a preguiça, fechar o notebook e ir fazer o que tens que fazer.

Agora, pretendo continuar a criar métodos contra a procrastinação, buscando uma disciplina que é tão simples e que me ajuda muuuuuuuuuuuito. Como a Bruna do Hypeness disse, "quem sabe o soldadinho se torne um grande general". O relato da Bruna, que propôs esse desafio, pode ser visto clicando aqui.

Se tu chegou até o final desse texto enorme, valeu! E se tu quiseres elimina esse "djiabo" da procrastinação, compartilha teu relato com as tags #desafiohypeness3 e #umasemanasemprocrastinar. Valeu, falou. 

 

@Millerando - Instagram

Miller + NosVamosAssim.com

Nós Vamos Assim

Miller + Revista Na Cuia

Na Cuia